Este é o blog do curso "Produção de Revista Digital", organizado pelo Núcleo de Tecnologia Municipal - NTM - de Florianópolis, busca promover reflexões sobre mídia-educação e vivenciar projetos integradores de mídias e tecnologias nas práticas pedagógicas de profissionais da educação da RME por meio da produção de uma revista digital.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Como diagramar uma revista - 1a. Atividade a Distância


É fundamental buscar contribuições de outras áreas quando queremos trabalhar com a produção de mídias na escola. O texto que segue, por exemplo, foi escrito por um especialista em design. Embora o autor tenha um olhar mais voltado para o mercado editorial, seus conhecimentos podem agregar muito valor a produção de uma revista que não visa lucro. Claro, neste caso, é importante estarmos atentos aos aspectos das mídias/tecnologias na educação para desenvolver um trabalho crítico com nossos alunos. 

Assim, a atividade à distância consiste em ler o texto "Como diagramar uma revista" e pontuar pelo menos um item que precisa ser abordado de outro modo quando se produz revista digital com fins educativos. Como seria este outro modo? Comentem. 

A fonte do texto está disponível em  http://design.blog.br/design-grafico/como-diagramar-uma-revista-parte-1 e foi acessado em 14/05/2013. Boa leitura!





  

Como diagramar uma revista? – parte 1

Diagramar uma revista não é uma tarefa fácil. Nesta série de artigos, vou ensinar a parte teórica da diagramação de revistas. Desde layout a fontes e disposição de informações.

A parte prática
Como usar o InDesign? Como usar o Illustrator? Photoshop? Corel Draw? InkScape? Olha, vou ser franco: não vou ensinar isto. A parte prática é feita apenas no final do processo, e cada designer tem seu software de escolha. Aqui vou ensinar o mais importante: a teoria. Entenda que a teoria é a parte mais importante de todo o processo. Não adianta você querer abrir o InDesign e criar uma revista super legal se você não sabe como será a funcionalidade dele.

Antes de começar
Pode tratar de fechar seu software. Desligue seu computador. Não tente começar a diagramar antes de fazer todo o processo que antecede a criação no software. Como tudo no mundo do design, o processo é feito 90% fora do computador. Só a finalização que deve ser feita nele.

Escolha o tema
Ok, com isto feito, está na hora de pensar. Sobre o que vai ser sua revista? Qual o tema dela? Esse é o primeiro passo e o mais importante. Toda revista tem um tema principal – a Super Interessante trabalha com o tema de “conhecimento”. A Revista Caras é sobre notícias de celebridades. A Veja, notícias gerais. A Playboy…bom, você deve saber.
O tema deverá ser algo que você – ou as pessoas que vão escrever nela – domine. Eu nunca escreveria sobre design de moda, pois é algo que não entendo nada. Mesmo se você não vá escrever na revista, apenas diagramar, procure saber sobre o assunto. Leia outras publicações a respeito, visite sites que tratam sobre ele, etc.

Com o tema definido, próximo passo:
Defina o público-alvo
Quem vai ler sua revista? Não me venha com a resposta “todo mundo”, pois cada revista tem um público-alvo por mais abrangente que possa ser. Quem lê a Super Interessante, por exemplo, é um público que está sempre buscando aprender mais sobre qualquer coisa. Mesmo se alguém lê a Super e a Caras, saiba que o público-alvo de cada uma das publicações é diferente (quem lê ambos é considerado uma exceção). A Veja é uma revista que procura tratar de qualquer notícia da atualidade, seja nas áreas de economia, política ou esportes. É um público-alvo abrangente, porém é diferente da revista Carta Capital – que pode até ter muitos assuntos em comum com a Veja – pois a Carta Capital é uma publicação de esquerda.

Conheça seu público-alvo
O que faz seu público-alvo? Qual a média salarial dele? Leitores da revista Tititi – uma publicação que acompanha as novelas brasileiras – são consideravelmente diferentes dos leitores da revista IstoÉ Dinheiro especialmente no quesito média salarial, pois os leitores da Tititi são (em grande maioria) pessoas que trabalham em casa ou em locais de renda média. Já os leitores da IstoÉ Dinheiro são pessoas que trabalham com bolsa de valores, finanças e negócios – considerados trabalhos de renda maior.
Qual o nível de ensino do seu público? Uma revista de direito tem uma linguagem diferente de uma de engenharia, que por sua vez tem uma linguagem diferente de uma revista noveleira.
Anote tudo isto em uma papel. Conheça bem seu público. Se você não faz parte deste público, pesquise sobre eles. Conheça pessoas que são os potenciais leitores de sua revista. Entenda o que eles fazem. Procure descobrir as nuanças do grupo – o que difere eles do resto da população.



Conheça seus concorrentes
A não ser que você esteja fazendo uma revista sobre plantação de grama ou algum tema absurdo, as chances de você ter um concorrente são grandes. A Playboy, por exemplo, tem como concorrente a VIP.
Você nem nasceu e já tem concorrentes
Como que seu concorrente aborda o assunto? Como que é a revista? Eles usam mais imagens do que texto? O que eles oferecem em termos de conteúdo? O que faz o seu público-alvo ler a revista deles? Quem anuncia naquela revista?
Faça uma lista com todos os pontos fortes e fracos do seu concorrente. Vale de tudo: até tiragem, disposição nas bancas, vendas online, quantidade de assinantes, qualidade de conteúdo, etc. E cuidado se você achar que seu concorrente não tem pontos fracos, ou que ele não tem pontos fortes – todos tem isto!
Com essa lista em mãos, está na hora de pensar. Pense: como que posso fazer os pontos fortes do meu concorrente ficarem mais fortes, só que pra mim? Como que posso usar os pontos fracos do meu concorrente a meu favor? Anote tudo (você deveria estar anotando tudo desde o início já). Filtre suas idéias em “viável” e “inviável”. Por exemplo, você pode fornecer desconto aos primeiros 1.000 assinantes mas fornecer algum brinde a eles no ato da assinatura vai fazer seu custo ficar lá em cima, eventualmente inviabilizando a idéia.
Agora que você já conhece bem seus concorrentes e conhece bem a si mesmo, está na hora de começar a esboçar a revista propriamente dita. Mas isto, só no próximo artigo ;)

Como diagramar uma revista? – parte 2

A estrutura
Vou generalizar aqui – afinal de contas, muitas revistas são bem similares em sua estrutura. As que não seguem, são a excessão. Para facilitar nossa vida, falarei no mais comum; De início, a capa. Não necessito explicar mais que isso. Na contra-capa geralmente há algum anúncio de página inteira. Em seguida, o índice. Logo depois, o editorial. Aí em diante vem todo o conteúdo. Essa é a estrutura básica.
Pode comparar. Você notará que 99% das revistas são exatamente assim: capa, índice, editorial (ou informações sobre a revista ou editora).



Capa - Índice - Editorial
Agora note a estrutura página-a-página. É sempre a mesma história: título, chamada e texto. O título visa chamar a atenção inicial do leitor, a chamada tem como objetivo prender a atenção dele e por fim, o texto informa todo o restante. É só notar como é neste mesmo blog:



Repetição do layout
Seja consistente na hora de fazer o layout de sua revista. E tenha isto em mente ao diagramar a primeira edição. Se você notar, uma revista é igual em termos de disposiçõa de informações em todas suas edições. Faça um experimento: pegue duas revistas iguais porém de edições diferentes. Vá até o índice. Veja como as duas edições são bem similares em termos de estrutura.



Duas edições diferentes. Note a similaridade.
E isto não só na capa, índice e editorial. A estrutura é mantida na revista inteira, com leves modificações ali e aqui. Se você notar bem na imagem abaixo, retirada de uma edição da Veja, verá que o conteúdo é separado em cabeçalho e mais três colunas. As colunas tem espaçamento igual, e até o tamanho das fontes dos títulos dos 3 primeiros artigos são iguais. E o título daquele último artigo? Na verdade, aquele artigo era o primeiro da seção “Brasil”.


Templates
Templates são arquivos-base de layout que podem ser utilizados de diversas maneiras. Você pode utilizar o mesmo template em artigos de um assunto específico, ou mudar os templates de acordo com cada seção da sua revista. Algumas revistas possuem mais de 100 templates diferentes, que muitas vezes diferem só um pouco uma das outras.
Veja como exemplo a imagem abaixo. Imagem ocupando quase toda a metade superior da página, título logo abaixo, chamada ocupando o espaço de duas colunas e três colunas de texto.


No entanto, a imagem da esquerda é o primeiro artigo da seção “Internacional”, logo o mesmo vem com destaque. O título do artigo é em caixa alta, em contraste com a imagem da direita que é normal.
Na imagem abaixo, você pode perceber que o template ficou quase o mesmo em 3 páginas de um mesmo artigo. Isto também pode ser feito para diferenciar o artigo dos outros. Há também a presença de um dos ítens do design: a repetição. Note quantas vezes é utilizado o “Q” como parte do layout.


Exercício de hoje
Se você não tiver nenhuma revista, vá a uma banca mais próxima e compre algumas. Podem ser revistas diferentes, e nem precisam ser revistas que você iria ler. O objetivo é você observar todos os aspectos do layout delas e como a informação é disposta. Se preferir, rabisque a estrutura de cada página em uma folha, apenas para compará-las depois. Quanto mais revistas você analisar (de publicações diferentes), mais você verá as possibilidades de layouts.
No próximo artigo…
Na terceira parte da série, você aprenderá sobre a escolha de fontes, cores e identidade visual. Além disto, está chegando a hora de você esboçar sua primeira revista. Fique ligado! Aproveite para assinar o feed e não perder o próximo!

Como diagramar uma revista? – parte 3

Antes de começar a esboçar sua revista, preste atenção em mais alguns detalhes. Sim, sei que até agora a única coisa que fizemos foi de olhar, analisar e fazer anotações. Mas design é isto. Como falei no início: se você achou que eu iria mostrar como abrir um software e diagramar algo sem propósito, estava redondamente enganado.

Detalhes menores
Até agora olhamos a revista em um ângulo mais aberto. Vamos focar em pequenos detalhes de uma revista.

A borda

Em algumas revistas, e em algumas páginas específicas você vai encontrar um artigo ou outro com uma borda na página inteira. Esta borda quase sempre está em volta de um artigo opinativo de um colunista específico. A borda indica que, o texto nela contido, não necessariamente expressa a opinião da revista. Ou seja, a opinião expressada é somente a do autor. Muito usado na “Carta aos Leitores”, escrita pelo editor, que pode não representar o que a revista ou os donos dela pensam.
Se for ter uma coluna de opinião pessoal, lembre-se de conter ela em uma borda para que fique visível o fato dela “não pertencer” (pelo menos não necessariamente) a ideologia da revista.

Rodapé

O rodapé nas revistas pode ser diferenciado, mas sempre possui três ítens distintos: O número da página, a data da revista (ou edição) e o nome dela. Em qual ordem e como exatamente é mostrado varia, mas estão sempre lá. Outra coisa importante do rodapé é o posicionamento: sempre no canto inferior externo. Ou seja, na página da esquerda, fica no canto inferior esquerdo e na página da direita, no canto inferior direito. Isto facilita a procura por páginas específicas. Lembre-se também de sempre colocar na exata mesma posição em todas as páginas.

Final de um artigo
Alguns artigos ocupam mais de uma página. Como que o leitor vai saber que o artigo termina naquele parágrafo e que a próxima página é dedicada a um outro? Para isto, existem os símbolos de final de artigo. Não é nenhum mistério: os símbolos de final de artigo são para representar o final do artigo. Cada revista tem a sua específica:
Veja, Info e Super Interessante respectivamente

Identidade visual
A identidade visual de cada revista é composta de família, tamanho, cor e espaçamento da fonte. Também inclui as cores “institucionais”, nomes das seções e todos os ítens que compõe o visual da revista. A identidade visual é criada para ser seguida à risca. Serve para manter uma harmonia entre os artigos além de facilmente identificar qual revista que é, sem a necessidade de ter que ver o rodapé ou a capa.

Edições diferentes, mas é possível notar que é a mesma revista

Hora de colocar a mão na massa
Ufa, parece que cobri tudo de importante. Então, tá na hora de colocar a mão na massa.

O nome
Até agora, você deve ter um documento com tudo explicado sobre sua revista: o tema, o público, o diferencial, os concorrentes, etc. Está na hora de criar um nome. Esta parte é com você. Escolha algo que seja fácil de ser lembrado e falado.
Após criado o nome, você vai precisar se concentrar em uma identidade visual. Aí que o bicho pega. Lembre-se de focar no fato de que você está criando uma revista. O logotipo deve ser de fácil leitura e deve ser possível de diminuir ela a um tamanho muito pequeno.
Não vou ensinar o passo-a-passo de criar um manual de identidade visual: se você ainda não sabe fazer isto, sugiro que vá aprender primeiro. O manual é o básico que todo designer gráfico deve saber. Lembre-se de incluir as cores no qual o logo poderá ser impresso, o fundo que ele pode ter, tamanho e disposição dele, etc.
É importante notar que, ao contrário de um logotipo qualquer, o da revista precisa ser muito mais volátil. Muitas vezes o logo vai ficar sobre um fundo muito colorido, outras vezes vai ficar um pouco escondido por um título. Tente fazer algo o mais abrangente possível para que ele caiba em todas as situações.

Note como o logotipo aparece bem em um fundo colorido e fundo neutro

Exercício de hoje
Desenvolva seu manual de identidade visual do logotipo. Não se preocupe com o restante do layout ainda. Isto veremos no próximo artigo. Lembre-se sempre de comparar aos seus concorrentes e analisar como eles fizeram. Isto lhe dará uma boa idéia do que é bom e o que é ruim.

Como diagramar uma revista – parte 4

Escolha das fontes
Parece ser uma escolha fácil de ser feita, mas é longe disto. Quando criei minha primeira revista para um projeto de faculdade (que deu inspiração a este blog), a escolha da fonte foi a mais difícil. Não é tão simples quanto dizer “vamos usar Arial e pronto”, pois há um problema enorme em relação a direitos autorais.
A maioria das fontes que você usa no seu computador são de uso gratuito para fins pessoais. Tente vender uma revista usando elas e logo logo você será descoberto pelo dono. Mas então como se escolhe uma fonte?
Antes de pensar na parte econômica, é necessário buscar uma fonte que sirva ao propósito. Neste caso, seria o da facilidade de leitura em impresso. A maioria das revistas preferem fontes sem serifa, pois em impressões de baixa qualidade ela ainda fica legível. Além disto, é necessário se preocupar com o kerning – o espaçamento entre uma letra e outra (se você não sabia disto, sugiro ler meu artigo sobre “O que é tipografia?” antes de continuar).
Em um tamanho normal de 12 pontos da fonte que você escolheu, um texto de 500 caracteres ocupa quanto espaço? É importante notar este tipo de detalhe, pois um espaçamento mesmo que 5% maior do que uma fonte de segunda escolha pode fazer com que sua revista fique maior que o esperado.

Note a diferença visível entre duas fontes similares
Note como a Geneva (que possui o mesmo tamanho da Arial) é mais espaçada entre as letras, fazendo com que ocupe meia-linha a mais com o mesmo número de caracteres – uns 10% do parágrafo total. Pode não parecer muito, mas a diferença entre uma revista de 100 páginas e 110 páginas é grande – o suficiente para deixar de colocar 10 páginas de publicidade.
Para ajudar a decidir melhor qual fonte usar, imprima o mesmo texto em fontes diferentes. Sim, é necessário imprimir! Fonte em tela fica diferente de fonte impressa. Preferencialmente, imprima um texto normal (e não o “nononono” que publicitários usam).


Após escolher sua fonte, agora é correr atrás para licenciar o uso dela. Entrar em contato com o autor, negociar um preço, fechar contrato, etc. Boa sorte ;)

Escolhendo as cores
A maioria das revistas tem algumas cores básicas que são repetidas páginas afora. A Super Interessante usa bastante o vermelho, a Info Exame, laranja, etc. Estas cores você pode usar no nome das seções (que você já já vai definir), em pequenos detalhes e tudo mais que você achar melhor.
O uso destas cores deverá ser sempre respeitado, assim como as cores de uma identidade visual são sempre (ou pelo menos sempre deveriam) serem respeitadas.
Definindo as seções
Você notou que, mesmo as revistas focadas a um assunto específico (ao contrário da Veja, por exemplo, que trata de vários assuntos), existem seções. A minha revista predileta, a abcDesign, possui algumas seções pré-definidas e outras mais livres. Por exemplo, existe Design & Cultura, Design e Sustentabilidade, Design e Educação, Fatos Gravados, Cases, Entrevista, etc. A maioria delas também possui autores fixos – Fatos Gravados é sempre escrito pelo Ericson Straub.
Quais seções que sua revista terá? Os autores são fixos para estes? Haverá seções que serão fixas, inclusas em todas as edições e algumas especiais que serão esporádicos? E qual a ordem delas? A ordem precisa ser sempre a mesma em todas as edições.
Anote todas estas informações, inclusive fazendo um breve resumo do tipo de artigo de cada seção.

Desenvolvimento de templates
Como já explicado, os templates são layouts pré-definidos. Algumas revistas possuem centenas de templates que ditam como o conteúdo vai ficar, como que as imagens são dispostas e até mostram onde a publicidade deve permanecer.
A quantia de templates que sua revista terá depende do conteúdo dela. Quantas páginas você pretende ter por edição? Cada seção terá seu próprio layout fixo, ou o mesmo pode variar de edição para edição?
O ideal neste ponto é você esboçar vários layouts. Não tenha medo de ser feliz neste ponto. Esboce pelo menos 2 vezes mais layouts do que você pretende usar, e só depois selecione os que você acha que seguem um certo ritmo. Esses layouts você usará como template para seus textos.
“Canha, você não vai me ensinar a esboçar um layout?” Vixi. Outra coisa que um designer já deve saber antes de começar a pensar em diagramar uma revista. Vou ensinar os pontos básicos apenas – o restante, como utilização dos princípios básicos do design, fica por sua conta.

Como fazer um layout
Layout nada mais é que a disposição de informações sobre uma página. É o layout que vai determinar como e o que o leitor irá ler. Na maioria das vezes, o layout é composto de título, sub-título, chamado, artigo e talvez uma imagem. E existem infinitas maneiras de se fazer isto.
(Apenas um adendo aqui: O uso de imagens é altamente recomendável. Imagens chamam e prendem a atenção do leitor de uma maneira mais efetiva do que um chamado ou um título)

Quatro exemplos de um layout de duas colunas - poderia ter centenas

Como falei, existem infinitas maneiras de se diagramar estes poucos ítens. Solte a criatividade. Você pode, por exemplo, fazer com que uma página inteira se dedique ao título e chamada do artigo, tendo uma imagem de fundo. No entanto, cuidado com o uso excessivo de imagens de fundo. Uma imagem muito colorida facilmente distrai e dificulta a leitura em textos corridos.
Você pode encontrar vários exemplos de layouts de revistas no Google Images.

Apenas alguns dos layouts que rascunhei

E lembre-se sempre de aplicar os princípios básicos: alinhamento, contraste, repetição e proximidade.
Até agora…
Ok, um resumão do que você deve já ter até aqui:
Nome, descrição, público-alvo, concorrentes, etc da sua revista
Manual de identidade visual do logo
Nome das seções
Fontes e cores definidos
Templates dos layouts escolhidos
Mas e onde você vai colocar todas estas informações para referência futura? É para isto que existe o…

Projeto Editorial
O projeto editorial serve para inserir todas as informações pertinentes a sua revista. É onde ficará também seu manual de marca, descrição do conceito e público-alvo, características técnicas de fonte, tamanho, espaçamento, etc do título, sub-título, chamada, texto, legendas e por aí vai.
Este projeto precisa ter tudo sobre sua revista e será consultado a cada nova edição para ver se está tudo padronizado.

Tenha este documento impresso em uma boa qualidade. Sugiro que encaderne ele, pois você irá utilizá-lo bastante enquanto tiver sua revista.
Pronto! Toda a parte teórica da sua revista está completa. Basta começar a preparar a primeira edição! E isto, faremos na próxima edição final!

Como diagramar uma revista – parte 5

Até agora, você deve ter os seguintes itens:
Nome, descrição, público-alvo, concorrentes, etc da sua revista
Manual de identidade visual do logo
Nome das seções
Fontes e cores definidos
Templates dos layouts escolhidos
Projeto editorial
Agora, basta juntar seu conteúdo.

Conteúdo
O objetivo destes artigos não é o de mostrar o passo-a-passo de como se cria uma revista, apenas como se diagrama ela. O conteúdo é geralmente moldado ao layout em vez de ao contrário.
Com o conteúdo (texto e imagens) em mãos, escolha o layout mais adequado entre os templates da revista. Formate o conteúdo de acordo, sempre respeitando todo o manual do projeto editorial. Lembre-se de seguir as várias dicas dadas nestes 5 artigos.
Afim de ver se o conteúdo está em bom tamanho e legível, faça o teste da pré-impressão imprimindo cada artigo em uma folha. No exemplo da revista que criei, cada folha terá um tamanho aproximadamente de uma página A4.

Exemplo de pré-impressão para verificar os tamanhos de fontes e contraste de cores

O boneco
O boneco nada mais é do que a revista pronta em tamanho menor, para analisar a disposição das páginas e conteúdo. Pessoalmente, recomendo imprimir em uma folha A4, frente e verso, e dobrá-lo – neste caso, cada folha teria quatro páginas: duas de um lado e duas do outro. Como você irá encaixar eles, notará que é preciso ver qual folha terá qual página.
Por exemplo: sua revista terá 40 páginas. Na primeira folha, você terá (na ordem) o seguinte: contra-capa (folha final da revista – geralmente com propaganda), capa (primeira folha da revista) e no verso,pós-capa (segunda folha da revista, geralmente com mais propaganda) e penúltima (folha antes da contra-capa).

Minha sugestão é: faça uma cola. Pegue um papel, corte em vários pedaços e vá dobrando um dentro do outro. Depois de atingir o número de páginas que você quer ter na sua revista, vá escrevendo o número das páginas na folha. Agora, desdobre tudo e veja como ficou. Notará que ficou similar ao esquema acima.

No meu boneco, imprimi os layouts ainda sem conteúdo pra ver se a diagramação ficou boa.

Observações finais
Antes de mandar sua revista para a gráfica, algumas observações finais:
Cuidado com linhas viúvas. Linhas viúvas são aqueles parágrafos cuja última palavra (ou duas últimas) ficam em uma linha sozinha, mais ou menos
assim.
Evite imagens como fundo de texto. É uma questão de legibilidade. Se a imagem estiver muito colorida, por exemplo, o seu texto com uma cor só pode ficar difícil de ler.


Procure começar um artigo sempre na página da esquerda. Aqui no ocidente, lemos da esquerda para a direita. Logo, artigos que começam pela esquerda tem maior chance de serem lidos.
Anúncios, preferivelmente do lado direito. Por quê? Pois há uma maior exposição do lado direito. Pegue qualquer revista e folheie-a rapidamente. Notou como você viu quase só anúncio? “Mas por que não colocar meu conteúdo do lado direito, para chamar a atenção do leitor?” – por um motivo simples: quem paga a revista, são os anunciantes. E anúncios neste lado são mais caros.
Quem paga a revista, são os anunciantes. Note o caso da “Veja”: parece que 40% da revista é dedicada a publicidade. Mesmo com uma tiragem e venda super alta, o preço cobrado pela revista ao leitor não arca com todos os custos. Os valores de publicidade chegam a R$ 50.000 por uma folha inteira. São os anúncios que fazem com que a revista possa continuar existindo. Então quando estiver diagramando, deixe espaços bons para seus anunciantes.
Cuidado com a resolução. Qual será a resolução de impressão? A qualidade da sua revista será o equivalente a de um jornal? Ou algo mais dentro dos padrões atuais? Lembre-se de usar as imagens de acordo com isto. Por isso a importância de fazer uma pré-impressão em um tamanho aproximado. Use uma imagem de resolução muito baixa, e a impressão fica estourada. Uma de resolução muito alta, o resultado é um arquivo desnecessariamente pesado.

Finalizando
Agora, basta preparar o arquivo para a impressão. Esta é uma parte técnica que não vou explicar – se você não sabe como fechar um arquivo, sugiro que peça ajuda a quem sabe fazer isto bem.
No caso da minha revista, eu decidi imprimir em uma gráfica normal. Foi feito em tamanho super A3, frente e verso, refilado e dobrado. O resultado final foi este:

10 comentários:

  1. Comparativo de diagramação
    No texto "Como diagramar uma revista" o autor relata a importância de se conhecer os concorrentes, porém como a nossa publicação não tem fins lucrativos não há interesse de tratar as outras publicações como concorrentes. Mesmo assim, é interessante conhecer outras publicações no gênero, verificar em que pontos elas focam, qual o estilo de redação e quais as sessões que elas têm. A partir daí é possível traçar uma direção para iniciar a puplicação.

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    1. Muito interessante essa colocação! Apesar de não termos "concorrentes", podemos nos pautar nos acertos e erros das outras publicações para não precisarmos "reinventar a roda", certo? Bem, uma pergunta que eu coloco é: com esse usuário, quem está falando? ;)
      Abraços.

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    2. Não entendi a pergunta, Carol. Mas seguindo na linha dessas duas postagens anteriores, sua e de Exix (quem?) ...
      Acho que temos sim algumas concorrentes. Revistas com objetivos muito diferentes do nosso, e por isso mesmo mais eficientes, mas que concorrem sim pela atenção de nosso público alvo. Mas quem dera tivéssemos muitas revistas concorrentes de peso, eficientes de fato, para essa faixa etária. O que temos são games, programas de TV, celulares e redes sociais entre outras mídias que concorrem pela atenção deles. Acredito que podemos ser tanto mais eficientes, no objetivo de atrair a atenção e estimular a leitura de nosso público, quanto mais conseguíssemos imprimir a linguagem, o design e até alguns recursos dessas outras mídias, explorando ao máximo o potencial digital dessa nossa revista. Estamos tentando fazer isso na nossa sessão " Passatempo". Da mais trabalho, eu sei! : / , mas vai ficar mais “teen”... Não é isso que queremos?

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  2. A principal questão a se destacar no caso de uma revista feita na escola é a concorrência. Contudo não se trata de discutir a concorrência mercadológica visando lucro, é claro, mas sim a concorrência em relação às múltiplas escolhas de leitura do nosso público. É importante pensar em um modelo de escrita bastante amarrado com o interesse e a participação do público leitor. As crianças e adolescentes se sentirão mais atraídas pelo material escrito na medida em que participarem desta escrita e que os assuntos sejam relevantes para sua faixa etária, tratando de assuntos do seu cotidiano. Se nosso público da escola se encantar, certamente levarão este encantamento às suas famílias. Nesse caso, trato aqui dos materiais que serão produzidos posteriormente na Escola e não da revista que estamos produzindo enquanto grupo de formação no NTM. Um abraço à todos e ótimo final de semana. Regina Lima

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    1. Interessante essa perspectiva, Regina! Trazer o aluno para o processo de autoria e não apenas pensar na produção de algo para. É pensar, então, num conceito de mídia-educação COM a participação das crianças e jovens. Um abraço.

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  3. o autor destaca o rodapé onde é identificada a edição, ano, número ... da revista, isso é bem importante para que ao colocarmos para nosso público (crianças) pois eles, também dão importância a esses dados quando querem indicar para um amigo algo que viram, assim deve ficar bem visível.

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    1. Gostei da sua perspectiva mais técnica! Vamos nos atentar para isso na produção do nosso artigo no scribus. Um abraço!

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  4. sobre o template ...

    o template é bastante interessante ... li um artigo bem interessante porém, o template de certa forma inibe o ato criativo. É claro que, o template deve ser usado como base para um determinado projeto que já teve seu "momento criativo" definido.

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    1. Olá Marise,
      Nessa perspectiva, não estamos falando de um template pronto e, sim, de uma projeção de como será nossa página graficamente, também pensando nos elementos comuns que vão caracterizar a identidade visual da revista, para que cada página não seja uma revista a parte, certo? Abraço.

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  5. O texto nos mostra que além dos itens citados anteriormente, diagramar não é uma tarefa simples e nem tão pouco individual, exigindo um amplo estudo sobre o público a ser alcançado e conhecimento do assunto a ser diagramado.
    Acho que a diagramação é tão importante quanto a escolha do tema da revista, porque é através dela, que iremos padronizar e criar o layout, dando identidade a revista e harmonia entre os artigos pré-definidos no projeto editorial.
    O fato de ser uma revista eletrônica, de software livre, torna o produto final acessível e possível de ser produzido nas nossas escolas, dando maior visibilidade aos trabalhos nelas executados.

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